CURIOSIDADES


1 - História del Futbol Botons - Espanha
2 - FútbolChapas
3 - Jogo da Pulga ou Tiddledy-Winks
4 - Subbuteo – Pelébol – Sports Table Football
-------------------------------------------------------------


História del Futbol Botons - Espanha
O jogo de futebol de botão foi inventado na Espanha por um jovem chamado José Huelva Quintero no final do século passado. Não posso esquecer que o futebol foi introduzido na Espanha especificamente para a província de Huelva. O primeiro jogo de botões foi realizado pelo jovem chamado José Quintero e um amigo, cujo nome do jogo foi dado no pátio da casa de sua família, em Palos de rua da cidade de Huelva. Foi exatamente a 06 dezembro de 1900, faltando 25 dias para começar o novo século.

José Quintero Muniz, jovem inventor do jogo de “Los Botones” no ano de 1900

Meio século depois foi fundada a Federação Internacional de Futebol de Botão Huelva. Era uma sexta de agosto de 1945, e poucos meses depois, a Federação organizou o primeiro campeonato oficial. Participou no campeonato, Antonio, seu amigo Francisco José Manuel Quintero, e seu irmão Fernando.

Cada um participou com três equipas. O primeiro campeão da Liga Botões Betis, foi treinado por Manuel Fernando, universalmente reconhecido como o melhor jogador-treinador do mundo, mas uma lesão prematuralevou-o cedo do campo.


Fonte:
-------------------------------------------------------------
fútbolchapas
  

Inspirado em um jogo espanhol muito antigo que costumava chamar de "las chapas" alterando algumas regras até ser chamado pelo atual nome "fútbol chapas".
Entre as mudanças observadas o principal foi a troca de sementes de grão de bico por uma bola de plástico para ela rolar melhor, também agora o campo é um tapete ou carpete colado em uma tabela substituindo assim as marcações no chão, como podemos lembrar nos inícios do futebol de botão, recria quase muitas das situações que ocorrem em uma partida de futebol real como passes, faltas, escanteios, cabeçada, entre muitos lances.
Os Elementos básicos do jogo são 10 tampinhas metálicas de garrafas de refrigerante ou bebida alcoólica e 1 tampa garrafa plástica tipo pet, devidamente decoradas no estilo de cada participante.
Os assessórios são basicamente os mesmos usados no futebol de mesa, como traves, campo com as devidas marcações do futebol e cavaletes de sustentação do campo.
Com relação à impulsão dos jogadores a palheta usada em nossos jogos de futebol de mesa é substituída pelo toque dos dedos do jogador, em detalhe o logotipo usado na identificação do jogo, a bola é de material plástico.
Como no Brasil, a indústria de brinquedos também lançou produtos com o material completo para iniciar os jogos porém os espanhóis são favoráveis à produção artesanal de seus times, campos e traves.
Leia mais em:
-------------------------------------------------------------





Jogo da Pulga ou Tiddledy-Winks

História
O jogo começou como um jogo de salão para adultos na Inglaterra Vitoriana. Joseph Assheton Fincher solicitou o pedido de patente original para o jogo em 1888 com o nome de Tiddledy-Winks em 1889.

John Jaques and Son foram os distribuidores exclusivos do jogo Tiddledy-Winks, no entanto, a competição foi bastante feroz e há partir de 1888 outros jogos saíram com suas próprias versões do jogo usando outros nomes, incluindo paródia, Flop de Flipperty, Jumpkins, Golfette, Maro, entre muitos outros se tornando uma das manias mais populares na década de 1890, jogado por adultos e crianças.


Em seus primeiros anos, muitas variedades diferentes foram produzidas para atender as demandas de mercado, incluindo os princípios de tiddledy-winks com a combinação com tênis, basquete, croquet, golf e outros esportes populares, durante a primeira metade do século XX, a percepção do público do jogo mudou.
O nascimento do jogo moderno pode ser atribuído a um grupo de alunos de graduação de Cambridge University reunidos na Christ`s College em 16 de Janeiro de 1955, com objetivo de conceber um esporte em que eles poderiam representar a Universidade.
Após três anos, formou-se a sociedade da Tiddlywinks da Universidade de Oxford, embora as duas universidades tinham jogando partidas desde 1946, então a Associação Inglesa de Tiddlywinks foi fundada em 1958, no mesmo ano, um artigo apareceu no The Spectator, intitulado "Príncipe Philip enganado no tiddlywinks?" Sentindo uma boa oportunidade de publicidade da Universidade de Cambridge Tiddlywinks Club, desafiando Príncipe Philip (que viria a tornar-se chanceler da Universidade em 1976) para um jogo de tiddlywinks para defender sua honra.
O Duque de Edimburgo nomeado The Goons como seu título real deu um troféu, o Wink de prata, para o Campeonato britânico de universidades, durante a década de 1960 até 37 universidades estavam jogando na Grã-Bretanha.

Em 1962, a equipe de Oxford excursionou pelos Estados Unidos durante várias semanas sob o patrocínio da Guinness, ficando invictos contra equipes de New York Giants e diversas faculdades americanas e jornais. Com um artigo de uma grande revista, em outubro de 1962, destacou a equipe de Harvard e nos anos seguintes outras faculdades continuaram a competir, embora sem destaque.
O North American Tiddlywinks Association foi fundado em 27 de fevereiro de 1966 com a participação das Universidades de Harvard e Harvard Medical School e equipes canadenses das Universidades de Waterloo e Waterloo Lutheran.
Entretanto, no Outono de 1965, Severin Drix começou uma equipe em Cornell e desafiou seu amigo Ferd Wulkan do MIT para iniciar uma equipe de tiddlywinks. MIT Cornell jogou em torneios da associação americana de tiddlywinks a partir de fevereiro de 1967 e tornou-se dominante, as equipes de Harvard e Waterloo desapareceram da cena em 1968, tornando o jogo particularmente forte no âmbito do MIT, e apresentando novos jogadores até hoje.
Enquanto os elementos básicos do jogo adulto foram concebidos em seus primeiros anos, as regras continuaram a ser modificado sob os auspícios das várias associações tiddlywinks nacionais, sendo a associação inglesa coordenando o jogo durante todo o período de boom da década de 1960 quando Winks floresceram. Um declínio no Reino Unido em 1969-1970 levou ao estabelecimento das três competições nacionais que têm sido disputada até hoje, ou seja os simples nacional, o nacional de pares e equipes de quatro. Há também competições anuais em Oxford, Cambridge e Londres.
O primeiro confronto trans-atlântico foi em 1972, quando uma equipe do MIT viajou pelo Reino Unido. O sucesso dos americanos chocou britânicos com competições de alto nível. Um sistema de desafio foi acordado entre as associações da América do norte e da Europa criando assim a International Federation of Tiddlywinks Associations (IFTwA).
Para participar de competições a nível mundial, o jogador deve ganhar um dos títulos nacionais, ou terminar como o mais alto colocado casa jogador atrás de um vencedor estrangeiro. Tem havido mais 60 competições de simples no mundo até esta data. Os americanos dominaram todos os primeiros jogos, e não foi até a 22ª competição que um britânico ganhou pela primeira vez, desde então os britânicos tem se mantido no topo e americanos acompanhando de perto.
Durante sua história, Tiddlywinks tem desfrutado de níveis variáveis de interesse. O jogo nunca tomou uma pretensão forte fora do Reino Unido e América do Norte, sendo o foco da tiddlywinks britânica é ainda em Cambridge comemorando seu 50º aniversário em 2005, a sociedade da Tiddlywinks da Universidade de Oxford caiu em desinteresse apesar disso recentemente houve alguns ressurgimento no jogo, com novos clubes, tendo sido formados recentemente na Universidade de York e na escola de Shrewsbury.
Na América, tem havido uma tradição de tiddlywinks em Washington DC e Boston, Ohio, Ithaca e uma renovação de winks através da associação de Tiddlywinks do MIT, com competições nacionais bem organizadas, com um grupo de jogadores jovens entusiasmados juntando o estoque de jogadores veteranos que provaram ao mais alto nível na concorrência mundial.

Nos EUA, o jogo vem sendo implantado em certas escolas, uma vez que as crianças de muitos dos jogadores que levou o jogo no final dos anos 1960 e início dos anos 1970 são agora de idade colegial, estes jogadores estão agora olhando para reviver tiddlywinks em Universidade nos Estados Unidos.

Em 1º de Março de 2008, houve um convite à realeza britânica por parte da Universidade de Cambridge para comemorar o 50º aniversário da partida real original de 1958, com participação de sua Alteza Real Príncipe Philip, o clube Savage e membros das equipes originais da época, e novamente Cambridge repetiu a vitória de 1958, vencendo o jogo 24-18.

Como se Joga
O jogo da pulga é disputado sobre uma área ou tapete retangular de tamanho conveniente colocado sobre uma superfície plana e regular. No centro do tapete, coloca-se o copo, que deve ser um recipiente bojudo e de boca larga de 4-5 cm de altura.

O objectivo do jogo da pulga é lançar pequenos discos de plástico dentro do copo, fazendo pressão na borda com um disco maior também de plástico. Cada jogador tem seis pulgas da mesma cor azul, verde, vermelho ou amarelo e um disco.
Os participantes jogam dos cantos do tapete. No caso de serem quatro jogadores, os que ficam em extremos opostos jogam em parceria, o vermelho fazendo par com o azul e o verde com o amarelo.
Para determinar quem joga primeiro, cada jogador faz saltar uma pulga. Começa o jogo quem colocar a pulga mais perto ou dentro do copo. Se duas ou mais pulgas ficarem à mesma distância do copo ou dentro dele, os jogadores que as lançaram jogam de novo até desempatarem.
O jogo da pulga processa-se no sentido dos ponteiros do relógio. Cada participante tem direito a uma tentativa na sua vez, mas se acertar no copo consegue um novo lance. O primeiro a acertar com todas as pulgas no copo ganha 4 pontos.
Se uma pulga cair em cima de outra ou a tapar parcialmente a que está por baixo fica «presa» e não pode ser jogada até um jogador ter pontuado; nessa altura, todas as pulgas naquelas condições são libertas, sendo as que as cobrem retiradas à mão para novas posições à mesma distância do alvo. O jogo continua até que todas as pulgas estejam dentro do copo; as que tapam outras são removidas de imediato durante o jogo logo que o primeiro jogador pontua.
O segundo jogador a acertar no alvo com todas as pulgas ganha 2 pontos, e o terceiro, 1 ponto. Os pontos marcados por cada par de jogadores são adicionados e transfere-se um ponto do par que perde para o que ganha.
Fonte:
-------------------------------------------------------------


Subbuteo – Pelébol – Sports Table Football

O Subbuteo é uma variação do Futebol de Mesa praticado no Brasil, tem sua origem na Europa por volta de 1947 onde recebeu também o nome de Sports Table Football praticado oficialmente em 34 países onde é coordenado há 15 anos pela FISTF - Federation International of Sports Table Football, vem expandindo-se rapidamente por todo o mundo.



Podemos lembrar que no Brasil o Subbuteo foi introduzido à nossa cultura através do brinquedo Pelebol da fabricante Estrela, na América do Sul já era praticado na Argentina e Colômbia e agora também no Brasil, Uruguai e Chile.




Como a CBFM - Confederação Brasileira de Futebol de Mesa não teve, oficialmente, interesse em encampar a modalidade, autorizou a criação de uma nova entidade para a coordenar o que foi feito com a criação da LBS - Liga Brasileira de Subbuteo.



Fundada pelo Vasco da Gama, o Monumental de Caxias e o Bangu tendo sua filiação junto à FISTF em 02/03/09, possibilitando o Brasil apta a disputar seus Campeonatos Mundiais, além de ser candidatado oficialmente a sediar o Campeonato Mundial de 2014.


Detalhando o Jogo

O Subbuteo é um jogo de futebol de mesa relativamente antigo, para 2 jogadores, que se joga com figuras à escala 00, sendo cada equipa formada por 10 jogadores de campo (uma figura de plástico representando um jogador inserido numa base tipo calote esférica) e 1 goleiro (uma figura de plástico representando um goleiro preso a uma barra plástica/metálica com cerca de 10cm de comprimento) num campo de tecido verde com balizas fixas.
Jogando Subbuteo é uma simulação de física do esporte, envolvendo destreza e habilidade em passar rapidamente a tocar peças, que estão em bases ponderada, através da esteira de mesa em direção à bola, que é superdimensionada e está quase tão elevado quanto os jogadores.
O que torna o jogo diferente da maioria dos esportes, jogos de mesa são as outras centenas de kits de equipe e acessórios. Enquanto a maioria dos jogos apresentam apenas duas equipes (geralmente "vs vermelho e azul" ou "branco vs preto"), tem vários projetos Subbuteo cem equipe, todas as equipes para real.

Enquanto algumas cores da equipe, naturalmente, poderia ser usado para representar equipas diferentes, o que poderia ser usado como muitas equipes, incluindo Manchester United e Nottingham Forest , existem muitos kits exclusivos, como Sampdoria ou União Soviética , e até mesmo os modelos sem pintura .

Há também muitos acessórios, como bolas e novos objetivos, valores especiais para os pontapés livres e arremessos laterais, stands e multidão, streakers e policiais, holofotes e câmeras de TV.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Subbuteo
http://www.subbuteobrasil.blogger.com.br/

-------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário